EB123/PE do Curral das Freiras testa Plano de Prevenção e Emergência

No âmbito da implementação das medidas de autoproteção constantes da lei de segurança contra risco de incêndios em edifícios, e com o intuito de testar o plano de prevenção e emergência da escola, foi realizado, no dia 15 de abril, um simulacro de evacuação na EB123/PE do Curral das Freiras.

A situação simulada foi um incêndio na cozinha que não foi controlado pela equipa de 1ª intervenção da escola, obrigando à evacuação da escola e à chamada dos meios de socorro. No procedimento de emergência, foi realizada então a evacuação completa de todos os alunos, professores e funcionários da escola para o ponto de encontro, e testada a sua equipa de segurança e suas missões (alarme, alerta, cortes de energia e gás, evacuação, coordenadores de piso, concentração e controlo, informação e vigilância e primeiros socorros).

O simulacro foi um excelente exercício de treino dos procedimentos de emergência para toda a comunidade escolar, assim como para os agentes da proteção civil envolvidos, sendo este treino fundamental para rotinar procedimentos em possíveis situações reais.

Este foi o primeiro simulacro efetuado na escola que contou com a participação ativa dos meios de proteção civil. No entanto, o desempenho dos elementos da escola, docentes, não docentes e alunos foi considerado positivo, o que demonstra que os exercícios internos realizados até agora têm incutido na comunidade escolar uma cultura de segurança.

De salientar que no simulacro participaram os Bombeiros Municipais e PSP de Câmara de Lobos, estando presentes também como observadores externos o Serviço Regional e Municipal de Proteção Civil assim como um representante da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos.

Está em... Home News and Events EB123/PE do Curral das Freiras testa Plano de Prevenção e Emergência